Mensagem do Presidente


Seguimos Juntos a fazer Mais e Melhor.

A aposta da Educação é uma das mais importantes do trabalho realizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), seja na qualificação do parque escolar conquistando e utilizando Fundos Comunitários, seja nas novas áreas do combate ao abandono escolar e na promoção do sucesso educativo, num investimento nos nossos Alunos, um dos eixos estruturantes de uma Região que queremos mais forte, consolidada e preparada para os desafios do Futuro.

Investir na Educação é investir no futuro. Queremos capacitar as nossas Crianças de forma a estarem bem preparadas para abraçar os desafios que a Vida diariamente lhes presenteia. Se o meio familiar deve proporcionar os primeiros ensinamentos de aprendizagem é na escola que aprendemos a socializar para um crescimento e formação equilibrados.

A escola de ontem é naturalmente diferente da escola de hoje, e seguramente diferente da escola de amanhã. Mas é Hoje que temos que preparar a escola do Futuro. Longe vai o tempo do giz e do quadro a lousa, da uma única professora por escola, ou turmas com os quatro anos do ensino básico… O conhecimento pode estar hoje à distância de um clique, mas é necessário assegurar que o acesso a esse conhecimento seja feito de forma equitativa e equilibrada. É necessário criar melhores mecanismos de acompanhamento e incentivo às nossas Crianças, de forma a garantir o seu crescimento, formação e conhecimentos.

Na CIRA acreditamos que é através de projetos inovadores e trabalhados em parceria com os Municípios, os Agrupamentos e sobretudo os Pais, que poderemos dar resposta de forma integrada e inclusiva, nesta fase mais precoce da escolarização, contribuindo assim para o sucesso das nossas Crianças.

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Região de Aveiro, ao qual damos o logo “Educ@RA” (Educação @ Região de Aveiro) é uma nova ferramenta disponível a todos os parceiros desta desafiadora mas insubstituível Missão que é EDUCAR.

Apelo assim ao exercício da cidadania, numa atitude positiva, participativa e solidária na construção de um património imaterial de valor incalculável e crescente, que é o Conhecimento das nossas Crianças.


José Ribau Esteves

Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro